MakaluLogo Sk8ROCK A RATOEIRA SLACKLINE

Revista Veja Rio - 14/04/2010


Dias intensos sucederam o o upload do vídeo "Enchente de Verdade", que tomou uma repercussão inesperada. Críticas, elogios, xingamentos e etc...Recebemos de TUDO, tudo mesmo, acreditem. Só faltaram propostas indecentes, mas elas estão começando a surgir.

Enfim, agora chegou o momento de agraceder os elogios, de verdade, isso nós dá muita força pra continuar. Até porque foram mais do que simples elogios, foram desabafos verdadeiros e foi possível ver como a situação envolveu a todos. Mas queremos muito também agradecer os xingamentos e críticas, que nos divertem e nos fazem crescer(respectivamente), também não nos permitem acreditar em nós mesmos além da conta.

O Rizoma não tem, nem jamais terá uma pretensão heróica ou a intenção de mudar algo, mas sempre e simplesmente de se envolver diretamente em algumas coisas rejeitadas, mal-compreendidas e cristalizadas na vida. Queremos literalmente "brotar" no meio da ordem e do poder, e ver o que acontece.

Vamos agora à algumas questões gerais.

- Estavam 3 pessoas do Rizoma no bote: Leo Grilo, Diogo Vianna e Leonardo Coupey

- A nossa câmera é a mais furreca que existe da Sansung(mini-dv), e às vezes utilizamos uma máquina digital também. Editamos no Premiere.

- Não nao temos caixa estanque. Para não molhar a câmera usamos um guarda-chuva, sério. rs

- O motorista do "desabafo que vem das entranhas" não é taxista. E pra quem pede pra tirar o "embaçado" da cara dele: sempre nos questionamos se você não é parente do Eduardo Paes, do Eike Batista ou se teve relações com a Britney Spears. haha

- Adoramos saber que cometemos "crimes putativos", achamos que era sacanagem essa palavras, mas realmente, crime putativo são atos que não são crimes autênticos e assim comportamentos atípicos, isso é o Rizoma.

- A censura no vídeo do G1 foi feita por nós mesmos. E ai? O Problema não é o jornalista, por sinal, o Bernardo Tabak é um profissional de primeira. A questão é a infelicidade de um sistema que tem um pensamento medieval sobre comunicação. Mas estamos aqui pra isso, achar rachaduras nessa estrutura e criar pelo menos pequenas rupturas. A troca feita por termos de re-editar o vídeo foi a de no final da matéria colocar um link para o blog, onde se encontra a versão original. Deu certo. Foram 40 mil visualizações em menos de 1 semana.

É isso ai, emocionados até hoje com o envolvimento de vocês e com a energia que colocaram no grupo. Continuem acompanhando as aventuras "ousadinhas" rs, do Rizoma, que de vez em quando nos metemos em coisas surreais como essa.

Valeu, vocês nos curaram de um cancêr.

.Rizoma

Wikipédia(Crime Putativo)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crime_putativo


G1.com.br
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/04/de-bote-e-camera-jovens-fazem-video-da-enchente-no-rio-veja.html



Café com Notícias
http://cafecomnoticias.blogspot.com/2010/04/projeto-rizoma-documentario-mostra-os.html


Dafne Sampaio (Esforçado)
http://dafnesouzasampaio.blogspot.com/


PlusTv
http://videolog.uol.com.br/video?534123
(segunda matéria)


Futepoca
http://www.futepoca.com.br/2010/04/tragedia-no-rio-de-janeiro-e-o.html


Braziu.org
http://www.braziu.org/2010/04/16/video-rizoma-enchente-de-verdade-rio-de-janeiro-abril2010/


MixBrasil
http://mixbrasil.uol.com.br/blogs/andre-fischer


Diário de um Andarilho
http://rmalmeida.blogspot.com/2010/04/um-grupo-e-um-blog-geniais-rizoma.html


Blog do Lobo
http://flobojr.blogspot.com/2010/04/pm-proibe-filmagem-de-enchente-feito.html


AbcBrandão
http://abcbrandao.wordpress.com/2010/04/18/enchente-do-rio-de-janeiro-a-verdade/


Diário do Rio
http://diariodorio.com/em-enchente-do-rio-de-janeiro-grupo-rizoma-censurado/


Diário do Rio
http://diariodorio.com/navegando-na-tijuca/


This entry was posted on 16:10 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

9 comentários:

    Unknown disse...

    Eu quero fazer uma proposta indecente!

  1. ... on 19 de abril de 2010 às 17:10  
  2. Alessandra disse...

    Eu gostaria de dizer que fiquei impressionada com o vídeo. Sou carioca, moro em Niterói, mas atualmente estou estudando em Vitória. Na semana das chuvas eu estava no ES. Vou e volto toda semana. Era muito angustiante ver o que estava acontecendo apenas pelo noticiário televisivo. Estou fazendo Mestrado em Psicologia com um projeto pensando justamente a idéia dos riscos. Não sou muito boa em achar vídeos e reportagens interessantes pela internet, mas ver a produção de vcs me fez pensar nas rachaduras de que falam nesse post. Eu aposto nessas rachaduras como as possíveis brechas para a invenção de um mundo menos hierárquico e até fascista. Não sei se o nome que vcs deram é coincidência, se não, vcs deveriam conhecer o que o filósfo Gilles Deleuze fala sobre essa idéia de Rizoma.
    Grata pelo fôlego.

  3. ... on 19 de abril de 2010 às 19:39  
  4. RizomA disse...

    Thaís, manda a proposta por e-mail. ahahah. ;)
    Alessandra, sim sim, Deleuze é uns dos padrinhos do grupo ;-) "Um Rizoma não começa nem conclui, ele se encontra sempre no meio, entre as coisas, inter-ser, intermezzo."
    Abraços!

  5. ... on 19 de abril de 2010 às 19:48  
  6. Unknown disse...

    `Rizoma

  7. ... on 19 de abril de 2010 às 21:05  
  8. Flavita disse...

    Olá, sou carioca também, estou na Zona Oeste do Rio, Pedra de Guaratiba...
    Um amigo mineiro me passou o link do vídeo de vcs pelo youtube e confesso ter ficado estagnada diante de algumas cenas, no dia seguinte, convidei minha filha de 14 anos para assistir e explicar o porquê de tanta indignação por parte dos cariocas que estão vendo seu dinheiro suado sendo mal utilizado... São tantas as questões sociais que se abrem nessas horas... tantas coisas a serem de fato discutidas, mas acho que o papel de vcs naquele momento, foi super válido.
    Possuo alguns blogs e gostaria de saber se posso escrever algo a respeito, inclusive, colocar o link de vcs no My Storm, que é o que tem temas mais variados, enfim.
    Deixo os parabéns pela atitude e desejo sucesso no que vocês decidirem fazer daqui por diante!
    Atenciosamente Flavita

  9. ... on 20 de abril de 2010 às 16:44  
  10. Dafne Sampaio disse...

    coloquei o link do video no meu blog, fiz um comentários lá e tal e agora chegou a hora de agradecer publicamente o video. parabéns ao pessoal aí do rizoma. belo e corajoso trabalho. estou acompanhando agora. abraços.
    p.s. 1: esqueci de colocar no meu post, mas nos 4 anos que morei no Rio morei perto do começo da jornada, ali na Morais e Silva com Prof. Gabizo.
    p.s. 2: ô, por favor, cês podem trocar o Dafne Souza por Dafne Sampaio (é como assino). ou Esforçado mesmo.

  11. ... on 20 de abril de 2010 às 17:56  
  12. Anônimo disse...

    Olá galera do RizomA!
    Gostei demais do vídeo de vocês. Sou de BH e graças ao vídeo que vocês fizeram que a gente que é de fora do Rio pode ter uma noção de como foi tensa a situação em que ficou a cidade. O depoimento/desabafo daquele senhor do carro mostra o descaso dos governantes com a cidade. Se essa calamidade tivesse ocorrido em minas muito provavelmente esse vídeo já estaria bloqueado no youtube.
    Parabéns pelo vídeo e também pela proposta do grupo!

  13. ... on 21 de abril de 2010 às 14:12  
  14. helcio disse...

    parabéns pelo vídeo, impressionante, estarrecedor autêntico e chocante... a nossa realidade.
    Vida longa ao Rizoma e parabéns pelo site.

  15. ... on 22 de abril de 2010 às 16:52  
  16. RizomA disse...

    Dafne, feito!
    Flavita, claro que sim, use e abuse do vídeo.
    Abraço e obrigado a todos!

  17. ... on 24 de abril de 2010 às 11:37  
^