Debate na Universidade Veiga de Almeida sobre a importância e o crescimento da produção de vídeos on-line. O Rizoma agradece, assim como o metrô. Valeu pessoal, sempre que precisar, mande um e-mail perguntando se estamos aí. rs. Abração!
Quem compareceu, no debate e na palestra, conheceu o "Motorista Revoltado", intitulado de "Mito" pelos alunos da Federal de Química! E também viu trechos das novas intervenções.
Na Federal demos uma breve palesta e conversamos com os alunos. Galera 100% rizomática e espontânea. Foi bom demais!
- Em breve vamos publicar um vídeo com trechos do debate e de outras palestras.
O link estará nesse post mesmo. Pra quem não sabe, nós não só atualizamos o blog com novos posts, mas também atualizamos os posts já colocados, o tempo todo. Até!
Dias intensos sucederam o o upload do vídeo "Enchente de Verdade", que tomou uma repercussão inesperada. Críticas, elogios, xingamentos e etc...Recebemos de TUDO, tudo mesmo, acreditem. Só faltaram propostas indecentes, mas elas estão começando a surgir.
Enfim, agora chegou o momento de agraceder os elogios, de verdade, isso nós dá muita força pra continuar. Até porque foram mais do que simples elogios, foram desabafos verdadeiros e foi possível ver como a situação envolveu a todos. Mas queremos muito também agradecer os xingamentos e críticas, que nos divertem e nos fazem crescer(respectivamente), também não nos permitem acreditar em nós mesmos além da conta.
O Rizoma não tem, nem jamais terá uma pretensão heróica ou a intenção de mudar algo, mas sempre e simplesmente de se envolver diretamente em algumas coisas rejeitadas, mal-compreendidas e cristalizadas na vida. Queremos literalmente "brotar" no meio da ordem e do poder, e ver o que acontece.
Vamos agora à algumas questões gerais.
- Estavam 3 pessoas do Rizoma no bote: Leo Grilo, Diogo Vianna e Leonardo Coupey
- A nossa câmera é a mais furreca que existe da Sansung(mini-dv), e às vezes utilizamos uma máquina digital também. Editamos no Premiere.
- Não nao temos caixa estanque. Para não molhar a câmera usamos um guarda-chuva, sério. rs
- O motorista do "desabafo que vem das entranhas" não é taxista. E pra quem pede pra tirar o "embaçado" da cara dele: sempre nos questionamos se você não é parente do Eduardo Paes, do Eike Batista ou se teve relações com a Britney Spears. haha
- Adoramos saber que cometemos "crimes putativos", achamos que era sacanagem essa palavras, mas realmente, crime putativo são atos que não são crimes autênticos e assim comportamentos atípicos, isso é o Rizoma.
- A censura no vídeo do G1 foi feita por nós mesmos. E ai? O Problema não é o jornalista, por sinal, o Bernardo Tabak é um profissional de primeira. A questão é a infelicidade de um sistema que tem um pensamento medieval sobre comunicação. Mas estamos aqui pra isso, achar rachaduras nessa estrutura e criar pelo menos pequenas rupturas. A troca feita por termos de re-editar o vídeo foi a de no final da matéria colocar um link para o blog, onde se encontra a versão original. Deu certo. Foram 40 mil visualizações em menos de 1 semana.
É isso ai, emocionados até hoje com o envolvimento de vocês e com a energia que colocaram no grupo. Continuem acompanhando as aventuras "ousadinhas" rs, do Rizoma, que de vez em quando nos metemos em coisas surreais como essa.
- 10 horas de trânsito - Mais de 200 mortos - 5° enchente mais fatal do mundo
Foi uma das situações mais impressionantes que já passamos. Nada tão radical, tão estranho e chocante. Tínhamos a idéia de navegar com nosso bote pela cidade, no meio da enchente, para saber na REALIDADE como era estar em primeira pessoa numa enchente dessas. Mas o que era pra ser uma mera intervenção, se transformou num caos.
Descobrimos que, por flutuarmos com um bote, estávamos em terra de cegos! Logo, muita revolta e aplausos soaram quando estávamos filmando. A população quis se manifestar e recolhemos os depoimentos mais intensos possíveis. Tudo corria num ritmo estranho até chegarmos a Praça da Bandeira(meca do alagamento), de cara sofremos censura de um policial militar que nos chamou de "palhaços", não que não sejamos, mas ele quis, aos berros, nos fazer parar de filmar. Conseguiu nos assustar por pouco tempo, e mais alguns metros a frente encontramos mais de 7 pessoas em situações críticas, principalmente dois idosos em estado lamentável. Foi assim, que largamos a câmera, o show, a intenvenção, o idealismo, para começar a resgatar essas pessoas. Foda-se esse lance de herói. Tem horas que você faz coisas por reflexo e não por que se acha capaz.
Desde já queremos dizer que NEM TUDO que é dito pelas pessoas aqui reflete o pensamento do Rizoma, e talvez nem o pensamento de quem falou. Porque a questão aqui não é refletir pensamentos e sim emoções, de quem estava no meio de uma situação extrema e fatal, para muitos. Vocês vão ver muitos palavrões e ofensas, mas certamente isso não é nada perto de mais de 100 pessoas mortas, se isso representa um manifesto humano. Primeiramente íamos colocar a famosa censura ao palavreado chulo, mas seria hipócrita em uma situação como essa, todo mundo sabe o que se diz, mas quer esconder e esse "documentarismo-radical" não vem pra esconder e sim pra revelar. Tragédia, emoção e limite emocional. Tínhamos entusiasmo, um bote e uma corda. .Rizoma
O Rizoma é grupo de praticantes de esportes radicais e circenses que usam suas habilidades em intervenções e missões que desafiam a rotina urbana, chamam a atenção e interferem em questões sociais, políticas e ambientais de forma criativa e surpreendente. O grupo carrega em si uma nova forma de encarar a realidade.